segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mitos e verdades sobre: Toxina Botulínica





1-    Onde podemos aplicar a toxina botulínica?

A aplicação clássica ocorre na região superior do rosto, ou seja, para reduzir os “pés de galinha” ao redor dos olhos, rugas na fronte (testa), rugas entre as sobrancelhas (“rugas da preocupação”). Mas, atualmente, é também aplicada para reduzir rugas do pescoço, para melhorar o contorno do rosto e para reduzir a sudorese.

 

2-    Posso ficar com o “rosto congelado” ou sem expressão com o uso da toxina botulínica?

Hoje em dia utilizamos doses menores da toxina em pontos específicos para termos um resultado mais natural, harmonioso e que preserve a expressão. O que corrigimos é o excesso de expressão.

 

3-    Com qual idade devo começar a aplicar?

É variável porque cada paciente tem um ritmo de envelhecimento e um padrão de pele e de expressão. Em geral indicamos a partir dos 30 anos (muitas vezes até de forma preventiva). Já para o tratamento da sudorese pode ser aplicada em adolescentes ou jovens.

 

4-    Quanto tempo dura?

A média de duração é de 4 a 5 meses, mas varia de acordo com vários fatores individuais. Se o paciente pratica esporte em excesso (maratonistas) ou se fica muito exposto ao sol a tendência é durar menos.

 

5-    Se repetirmos muitas aplicações, com o tempo perde o efeito no organismo?

Existem alguns casos (raros) de resistência à toxina botulínica. Nesses casos interrompemos o uso por um período e depois retornamos ao tratamento com bons resultados. Em geral, com a sequência de aplicações o que notamos é a necessidade de doses maiores. Devemos respeitar o período de 4 a 5 meses para a nova aplicação.

 

6-    É seguro? É tóxico?

É muito seguro. É utilizado com finalidade estética há 20 anos. Não é tóxico. A toxina também é utilizada nas áreas de ortopedia e neurologia.

 

7-    Qual o tempo para aparecer os resultados?

Em geral, de 2 a 7 dias, mas pode demorar até 15 dias.

 

Fonte: Dr. Marcelo Bellini

Dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da American Academy of Dermatology, com mais de dez anos de atuação na área de Cosmiatria e Cirurgia Dermatológica. Professor Colaborador do Hospital do Servidor Público e Diretor da Clínica Corpo em Evidência, Bellini é autor do blog Sua Pele (http://sua.pele.blog.uol.com.br).

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário