As festas de casamentos estão cada vez mais
exclusivas, sofisticadas, repletas de atrativos que inovam e marcam a
comemoração de forma única, afinal, é o grande dia tão sonhado, esperado e
planejado pelo casal. Entre os atrativos estão
os shows pirotécnicos e a tradicional queima
de fogos de artifícios, que encantam e atraem
os olhares de todos os convidados. Porém, o casal deve ficar atento! Lindos,
coloridos e reluzentes, os artefatos podem ser causadores de incidentes e acabar
com a festa. Os acontecimentos atuais farão com que a exigência de cuidados por
parte das noivas contratantes de espaços de eventos seja ainda maior e mais
acirrada.
“As atrações não devem ser abolidas das
festas, mas os casais devem sempre ter cuidados relevantes com o local do
evento e as precauções precisam existir, tanto em locais fechados quanto em
ambientes abertos”, afirma Vera Simão, presidente da ABRAFESTA. “Alvarás, licenças e outras
regras devem ser seguidas para que o evento seja seguro e todos os presentes
aproveitem e guardem ótimas lembranças”.
Esta também é uma das preocupações contidas
no Manual de Boas Práticas,
recém-lançado pela ABRAFESTA. A publicação direcionada para o mercado de
eventos tem um capítulo dedicado aos alertas sobre as exigências que os espaços
de eventos devem cumprir.
5.7 Espaços para eventos
• Possuir
licença de operação ou autorização de funcionamento (alvará de funcionamento,
laudo do Corpo de Bombeiros e Cadam);
• Manter
o espaço em conformidade com a Lei 11.986, de 16/1/96, Lei do Silêncio Urbano -
PSIU, investindo no tratamento acústico;
•
Explicitar o número e a distribuição de copas/cozinhas e sanitários para portadores
de necessidades especiais;
•
Informar prazo para solicitações extras, como pontos de luz;
•
Informar existência de estacionamento terceirizado ou do espaço. Ficar atento à
existência de seguros de trajeto e de pátio, número de manobristas e suas
documentações, legislações específicas e seguro de objetos em veículos;
•
Comunicar à CET sobre as datas de eventos, quando o espaço possuir
estacionamento/serviço de manobrista próprio e exigir essa comunicação por
parte de empresas contratadas, no caso de terceirizar o serviço;
• Receber
a programação de entrada de fornecedores, preferencialmente com 10 dias de
antecedência;
•
Informar claramente o horário para montagem e desmontagem de eventos e as
respectivas penas pelo não cumprimento;
•
Especificar a existência de local para carga e descarga, se possui portas
diferenciadas de acordo com o tamanho e os horários em que devem ocorrer;
•
Explicar o destino e trajeto do lixo proveniente da montagem, desmontagem e do
evento em si: se deverá ser levado pelos fornecedores ou não;
•
Especificar a existência ou não e a quantidade de lixeiras de grande porte disponíveis
no espaço;
• Sugerir
uma visita técnica dos fornecedores com 30 dias de antecedência ao evento;
• Possuir
câmeras de segurança;
•
Informar no contrato que a responsabilidade pelo pagamento do ECAD, se
necessário, será do cliente.
FONTE:
Manual de Boas Práticas – ABRAFESTA – Associação dos Profissionais, Serviços
para Casamento e Eventos Sociais.
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